ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Cultura

89ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes movimenta a Colônia Z3

Ruas da comunidade foram adornadas com faixas nas cores azul e branco para saudar a procissão

02-02-2020 | 15:49:43

Neste domingo (2), quem andava pelas ruas da Colônia Z3, mesmo antes de chegar à Igreja católica de Nossa Senhora dos Navegantes, já sentia o clima da festa em homenagem à santa protetora dos pescadores, pois muitos moradores colocaram na frente de suas casas faixas em agradecimento, manifestações de fé e bandeirinhas em azul e branco.  

A 89ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, neste ano com o lema “Mãe dos Navegantes, nos ensina a ser casa da vida”, mobiliza a Z3, e atrai, também, muitos devotos de fora da comunidade. 

Celebração religiosa marca homenagens dos devotos à protetora dos pescadores - Fotos: Michel Corvello 

A missa de celebração iniciou-se às 10h, logo após a chegada da imagem da santa, embarcada em uma réplica de um barco de pesca com os dizeres “N Sra. dos Navegantes Z3”. Foram distribuídas velas aos fiéis, que compartilharam a chama até que todas estivessem acesas, empunhadas, e prontas como agradecimento às graças atendidas ou aos novos pedidos encaminhados. A prefeita Paula Mascarenhas prestigiou o evento.  

“Faço questão de estar aqui na Festa de Nossa Senhora dos Navegantes. A missa tem uma energia muita positiva. Estivemos ontem na abertura da safra do camarão e, hoje, estamos aqui para agradecer pelo clima que está colaborando com os pescadores, e para pedir a ela proteção e um 2020 de muita paz e harmonia entre as pessoas”, disse a prefeita.  

A missa foi ministrada pelo arcebispo metropolitano de Pelotas, Dom Jacinto Bergmann, pelo pároco da Igreja Sagrado Coração de Jesus, Wilson Fernandes, pelo bispo emérito de Pelotas, Dom Jaime Chemello, e pelo pároco da Igreja Santo Antônio do Laranjal, padre Enéias Carniel, além de número significativo de diáconos da Arquidiocese de Pelotas.

Com o objetivo de resgatar um costume de edições anteriores, por meio de pesquisa e conversa com moradores antigos, que testemunharam, ainda crianças, festas de Navegantes da década de 1960, foi realizada quermesse após a missa, que, na época, era conhecida como “Festa da Melancia”.  

“Não vou citar com quem conversamos para não entregar a idade de ninguém, mas existem pessoas aqui que estavam presentes nestas edições de anos atrás, e que nos confirmaram essa tradição da quermesse. Agora, estamos resgatando”, explicou o padre Wilson Fernandes, da Igreja Sagrado Coração de Jesus.  

Para as 15h, constava na programação o retorno da imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, em procissão pelas ruas da Colônia Z3 e, a seguir, por água até o cais do Porto.

O encerramento das homenagens a Navegantes estava previsto para a partir das 18h, com procissão com a imagem de Nossa Senhora, do cais do Porto até a Matriz Sagrado Coração de Jesus, à rua Coronel Alberto Rosa, 251, com realização de missa solene.

Tags

89ª festa de nossa senhora dos navegantes, colônia z3, prefeita paula mascarenhas, missa, quermesse, procissão

Carregando 0%
Carregando 0%